Bulimia – Riscos e tratamento adequado

A bulimia, ao contrário do que muitos pensam, é um problema psicológico que precisa ser tratado. Este distúrbio alimentar gera inconscientemente uma fome incontrolável, onde a pessoas comem compulsivamente, e após esse período de descontrole, a pessoa fica transtornada com medo de aumentar seu peso e vê como solução a ingestão de medicamentos para evacuar, ou até mesmo forçam o vômito simplesmente colocando o dedo indicador dentro da garganta.

Os problemas da Bulimia

Quando a pessoa induz o vômito ela gera problemas graves em seu organismo, pois não perde somente o que ingeriu, ela expeli os sucos digestivos, que desequilibram os eletrólitos do sangue, causando problemas no coração. A ingestão dos laxantes provocam hemorróidas, dores abdominais intensas e constipação crônica. Já o descontrole de ingerir alimentos em grandes quantidades pode romper o estomago.

A pessoa com Bulimia

Diferente da anorexia, onde a pessoa faz dietas, regimes rigorosos e também força o vômito para emagrecer rápido, pois se sente muito gorda (mesmo não sendo), a bulimia causa impulso para comer e a pessoa não quer engordar, pois geralmente já possui um corpo bonito e magro, desta maneira não induz seu vômito para emagrecer, somente para não engordar.

Há dois tipos de pessoa com bulimia, a pessoa que tem medo de engordar e come compulsivamente para depois usar laxantes ou vomitar, e há a pessoa que come compulsivamente e se deixa engordar excessivamente, ambos pacientes necessitam de um tratamento adequado, pois  sozinhos não conseguem lutar contra esta doença.

O Psicológico do Bulímico

A pessoa com bulimia sente vergonha de si mesma, pois ela sabe que está agindo erroneamente, mas não consegue se controlar, ficando com baixa-estima e se sentindo inferior às outras pessoas.

Tentam freqüentemente realizar dietas ou comer moderadamente, e sempre fracassam.

Tratamento adequado

O tratamento ainda não é uma cura, mas é realizado com antidepressivos, que ajudam a moderar o impulso de se alimentar, as psicoterapias também são indicadas, pois ajuda a trabalhar o psicológico da pessoa assim como nas terapias de grupo e grupos de auto-ajuda.

7 opiniões sobre “Bulimia – Riscos e tratamento adequado

  • 4 de agosto de 2011 em 21:49
    Permalink

    eu tenho bulimia a 3 anos e nao consigo parar de comer esageradamente,como demais e acabo me sentindo culpada,e corro pro banheiro para vomitar,ja estou sem comtrole de mim mesma,tenho vergonha de sair com meus amigos pra comer alguma coisa,porque eles ja sabem do meu problema,e ficam mi olhando,isso me deixa com vergonha,e acabo ficando em casa,e noa saio com ninguem,fico depressiva,e fico comendo muito em casa e vomito,desde de criança sempre fui muito depressiva,qquero muito sair dessa doença mais sizinha nao consigo,gostaria de muita ajuda,que alguem pudesse me ajuda,sinto que estou,me afundando na depressao,nos vomitos,isso esta acabando comigo,nao aguento mais,pressiso de ajuda.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2011 em 00:33
    Permalink

    Barbara, você não está sozinha.
    Mesmo eu não conhecendo você, saiba que eu estou aqui para te ouvir e te ajudar. Eu me sinto horrível também, não consigo me controlar, já pensei várias vezes em praticar bulimia mas no final acabo ficando só com a culpa e a tristeza.
    Mas saiba que você tem força de vontade o bastante para se controlar, basta você querer. Eu acredito no seu potencial.

    Resposta
  • 10 de novembro de 2011 em 11:22
    Permalink

    o que faser? estou desisperada…
    tentei parar de provocar o vomito,mais cotinuei a comer muito e acabei engorando,não consigo faser meus regimes socorroo!!!

    Resposta
  • 4 de janeiro de 2012 em 15:09
    Permalink

    gente tenho 15 anos e faz tempo que tento emagrecer so que nao tava consequindo tenho 1.62 de altura e 52 k quero chegar ao 48k mas de um tenpo para ca tudo q tento comer me da ansia e n como mais e comecei a provocar o vomito o q pode ser. me responda.desde ja agradeço.

    Resposta
  • 23 de abril de 2012 em 01:13
    Permalink

    não sou gorda,mas sinto uma vontade de forçar p vomitar que não consigo me conter.Tudo o que como acabo provocando vomito não sei o porque?acho meu corpo legal p minha idade 45 anos e 62k.

    Resposta
  • 23 de abril de 2012 em 01:15
    Permalink

    não consigo parar de provocar vomito não me acho gorda pois tenho 167 alt e 62 kg.mas toda vez que como forço p vomitar não consigo entender o pork?

    Resposta
  • 17 de dezembro de 2012 em 15:54
    Permalink

    Quando eu tinha meus vinte anos eu tive Bulimia e Anorexia,pesava 65 kg e fui emagrecendo até chegar em 45 kg ,tive uma decepção muito grande com meu namorado na época e hoje ele é meu marido,fiquei assim durante 2 anos e ja não estava nem bebendo água direito porque achava que água me engordava,o que me salvou foi minha filha,quando engravidei,tentei me controlar porque não era mais só eu,foi difícil, mas eu consegui,e agora depois de 14 anos,hoje eu tenho 38 anos e 90 kg,as vezes não consigo me controlar e provoco meu vômito,mas não com a intenção de emagrecer,se comer algo que embrulha meu estômago eu ja provoco,porquê?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *