A bulimia, ao contrário do que muitos pensam, é um problema psicológico que precisa ser tratado. Este distúrbio alimentar gera inconscientemente uma fome incontrolável, onde a pessoas comem compulsivamente, e após esse período de descontrole, a pessoa fica transtornada com medo de aumentar seu peso e vê como solução a ingestão de medicamentos para evacuar, ou até mesmo forçam o vômito simplesmente colocando o dedo indicador dentro da garganta.
Os problemas da Bulimia
Quando a pessoa induz o vômito ela gera problemas graves em seu organismo, pois não perde somente o que ingeriu, ela expeli os sucos digestivos, que desequilibram os eletrólitos do sangue, causando problemas no coração. A ingestão dos laxantes provocam hemorróidas, dores abdominais intensas e constipação crônica. Já o descontrole de ingerir alimentos em grandes quantidades pode romper o estomago.
A pessoa com Bulimia
Diferente da anorexia, onde a pessoa faz dietas, regimes rigorosos e também força o vômito para emagrecer rápido, pois se sente muito gorda (mesmo não sendo), a bulimia causa impulso para comer e a pessoa não quer engordar, pois geralmente já possui um corpo bonito e magro, desta maneira não induz seu vômito para emagrecer, somente para não engordar.
Há dois tipos de pessoa com bulimia, a pessoa que tem medo de engordar e come compulsivamente para depois usar laxantes ou vomitar, e há a pessoa que come compulsivamente e se deixa engordar excessivamente, ambos pacientes necessitam de um tratamento adequado, pois sozinhos não conseguem lutar contra esta doença.
O Psicológico do Bulímico
A pessoa com bulimia sente vergonha de si mesma, pois ela sabe que está agindo erroneamente, mas não consegue se controlar, ficando com baixa-estima e se sentindo inferior às outras pessoas.
Tentam freqüentemente realizar dietas ou comer moderadamente, e sempre fracassam.
Tratamento adequado
O tratamento ainda não é uma cura, mas é realizado com antidepressivos, que ajudam a moderar o impulso de se alimentar, as psicoterapias também são indicadas, pois ajuda a trabalhar o psicológico da pessoa assim como nas terapias de grupo e grupos de auto-ajuda.