Mais da metade dos brasileiros estão acima do peso

brasileiros obesosO Ministério da Saúde divulgou ontem, 18 de abril, uma pesquisa que apontou quepelo menos 15% da população brasileira é obeso e 48% está acima do peso. Essas porcentagens aumentaram desde a última pesquisa a cinco anos, quando 42% estavamacima do peso e apenas 11% eram obesos.

Os dados coletados e divulgados por um estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010).

Se a pesquisa fosse realizada somente com homens, essa proporção seria maior, chegando a 52% de pessoas acima do peso, no caso das mulheres a proporção é de 44%. No ano de 2006, a proporção era de 47% e 38% para homens e mulheres, respectivamente.  Para a Deborah Malta, coordenadora do Vigitel, essa tendência é uma tendência natural dos países em desenvolvimento e o Brasil não está fora. Esse quadro é reflexo do sedentarismo e má qualidade na alimentação do brasileiro, com muitos produtos industrializados com alto teor de calorias.

Já para o secretário do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, se o Brasil continuar nesse ritmo em menos de 14 anos estaremos no mesmo número de obesos que os Estados Unidos.

 

Sedentarismo do brasileiro

Segundo o estudo, cerca de 14% dos adultos brasileiros não praticam nenhuma atividade física em seu tempo livre. Os homens são os que passam mais tempo na frente da TV, cerca de 30% deles passam mais de três horas contra 26% das mulheres.   A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda pelo menos trinta minutos de atividade física, pelo menos nos dias de semana.

Alimentação

A respeito da alimentação do brasileiro, a pesquisa indica que a população esta deixando cada vez mais de consumir feijão. Os adultos brasileiros que comem feijão pelo menos cinco dias por semana é de 66,7%, contra 72% no ano de 2006.

Quanto ao consumo de consumo de hortaliças e frutas, apenas 18% consomem 400 gramas diariamente (quantidade indicada pela OMS). Enquanto isso, o estudo demonstrou que 34% se alimentam de carne vermelha e 28% consomem refrigerantes cinco vezes por semana ou mais.

2 opiniões sobre “Mais da metade dos brasileiros estão acima do peso

  • 21 de abril de 2011 em 17:53
    Permalink

    Triste realidade. É preciso força de vontade para mudar esta situação.

    Resposta
  • 25 de abril de 2011 em 20:42
    Permalink

    As pessoas que querem se dar bem nos relacionamentos precisam controlar o peso, fazer exercícios, dietas enfim, precisam ter um corpo legal e ficar de fora dessa realidade brasileira exposta na notícia.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *