Classe farmacêutica a favor do uso de remédios para emagrecer

anvisa

Na última terça feira, 05 de abril, aconteceu mais uma Audiência Pública para discussão sobre a proibição de remédios para emagrecer no país.
O novo encontro reuniu os representantes da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), das varias classes médica, farmacêutica e de nutrição.

No entanto a posição da agência não mudou, ou seja, continua a favor de que os remédios para emagrecimento (sibutramina, femproporex, anfepramona e Mazindol) sejam proibidos de serem comercializados. Segundo umas das chefes de departamentos da Anvisa, existe uma alerta quanto ao uso desses medicamentos que alguns efeitos colaterais graves que sao dependência física e psíquica.

A classe de farmacêuticos e médica defendem o uso dos medicamentos, com uso com maior controle. Para estes, o uso desses medicamento deve ser racional, acompanhando de um tratamento rigoroso e somente utilizados em casos específicos, como obesidade mórbida. Também estes lembram que tal proibição pode atrapalhar pacientes que utilizam esse medicamento e fazer com que o “mercado negro” dessas substâncias acabem se expandindo. Os médicos ressaltam a importância de uma reeducação alimentar para emagrecer, que é o suficiente para a maioria dos casos.

Uma opinião sobre “Classe farmacêutica a favor do uso de remédios para emagrecer

  • 26 de março de 2012 em 13:24
    Permalink

    Eu simplesmente acho um absurdo isso que a Anvisa fez e está fazendo.
    E claro que o mercado negro está lucrando muito com isso!!!
    Deixar ou não os medicamentos a venda é uma questão cultural,as pessoas tem que ter consciência de que faz mal, ser alertada pelo medico quando da prescrição, dos riscos que vai ter se abusar do uso.
    Eu tomei durante muito tempo a Anfepramona e isso não me fez mal algum, pq sempre tive conciência dos riscos, caso tomasse demais ou de forma indevida.
    Vale o alerta para uma melhor divulgação dos ricos que o medicamento pode oferecer e não a proibição.
    Absurdo em Anvisa!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *