9 dicas para começar a se exercitar e não desistir

Você já se perguntou porque é tão difícil começar e manter uma vida regular de atividades físicas? Os psicólogos explicam que a natureza humana tende a repetir os hábitos antigos e resistir a novas idéias.

Para que uma rotina de exercícios vire hábito é necessário pelo menos seis meses, enquanto isso não acontece é necessário perseverança, mesmo que você não esteja com vontade.

Mas no fundo você sabe como isso tudo é complicado, mas não desanime. Por esse motivo, trouxemos algumas dicas para você fazer com que seu corpo e cabeça trabalhem juntos para conseguir atingir seus objetivos.

 

1. Anote e compartilhe suas metas

Tenha em mente qual é sua meta e as registre de alguma forma, pode ser um caderno pessoal ou mesmo nas redes sociais. Mas é importante, também anotar sua evolução a cada período de 15 dias ou mensalmente.

Compartilhe seus objetivos com outras pessoas, isso lhe dará motivação para não desistir.

2. Se inspire em alguém

Sempre conhecemos alguém em quem vemos um bom exemplo de perseverança, pode até não ser alguma pessoa conhecida. Uma idéia é colocar uma foto da pessoa antes e depois na geladeira e dizer para si mesma, que você também irá alcançar tal feito.

 3. Crie objetivos alcançáveis

Emagrecer 40 quilos ou mesmo ter uma barriguinha da Solange Frazão em alguns dias são objetivos quase impossíveis de serem alcançados em pouco tempo, porém crie metas de curto prazo e sempre pensando a longo prazo. Pense em perder 1 ou 2 kg ou mesmo alguns centímetros por algumas semanas.

4. Vá devagar no início

Se você tem uma vida sedentária ou mesmo não está acostumada a atividade física, nos primeiros dias seu corpo irá ficar dolorido, mas isso não é  motivo para desmotivá-la. Inicie as atividades devagar dentro de suas capacidades. Para começar, você pode fazer com meia hora de exercícios de duas a três vezes por semana, que será ótimo.

 5. Se presenteie

Se você conseguir atingir cumprir suas metas, se recompense com presentes ou passeios (mas nada de comida). Todas pessoas devem ter motivações para continuar superando suas metas.

 6. Ache um tempo para seus exercícios

Hoje com nossa vida corrida é cada vez mais difícil separar um tempo para exercícios físicos. Porém, tente fazer uma rotina de exercícios que não atrapalhe da sua própria rotina de trabalho e distração.

Se você vai correr, por exemplo, escolha um lugar perto da sua casa, que não tome tanto tempo para seu deslocamento.

 7. Escolha uma atividade que lhe dê prazer

Há dezenas de atividades físicas possíveis: musculação, esteira, bicicleta, caminhada, corrida, artes marciais, aulas de dança, hidroginásticas, futebol. O importante é se sentir bem, fazendo os exercícios. Mas se você não está gostando, experimente algo diferente.

8. Procure alguma companhia

Fazer exercícios com algum amigo faz com que o tempo passe mais rápido e seja mais agradável. Além do mais dá mais perseverança nas atividades, por ambas as pessoas se estimulam. Se você não tem ninguém, procure fazer amizades no local você fará os exercícios.

10. Não se sabote

É muito comum as pessoas deixarem de fazer as atividades um dia  e deixar de fazer os outros dias também. Se você não fez exercícios um dia, compense no dia seguinte e siga em frente.

 

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