Alimentos integrais – o que são e como usá-los em sua dieta

O  Instituto Ipsos realizou uma pesquisa que demonstrou que cerca de 49% da população brasileira não sabe escolher e identificar os alimentos integrais nos supermercados, mesmo com tamanha variedade. Mas e quanto a você sabe escolher um cereal integral?

Bem, cereal integral é o grão, onde os seus principais componentes estão nas mesmas proporções presentes em um grão intacto.

Uma grão integral tem três camadas:

  1. Farelo (Casca) é a camada mais externa que serve de proteção ao grão, é formada por vitamina B, micromineirais e proteínas.
  2. Endosperma é rico em carboidratos e proteínas, também existem certas vitaminas B.
  3. Germe, também conhecido por semente, é rico nas vitaminas B e E, além de ter outros micromineirais e fitonutrientes.

Um grão pode passar por um processo de refinamento, como no caso do trigo, pode perder parte de seus nutrientes, pois o mesmo perde o farelo e germe durante o refinamento, restando apenas o endosperma.

Fibras para emagrecer

Muitos acham que os alimentos integrais emagrecem por ter menos calorias que os alimentos refinados, porém isso é um engano, pois podem conter a mesma quantidade ou até mesmo mais calorias. Mas por que esses alimentos são utilizados em dietas para emagrecer? A resposta é simples são as fibras.

Alimentos ricos em fibras não são facilmente digeridos pelo nosso corpo, ou seja, o corpo trabalha muito mais  e leva mais tempo para absorvê-los. Por isso, quem come um pão integral, no seu café-da-manhã, leva mais tempo para sentir fome do que uma pessoa que comeu um pão simples, dando uma sensaçao de saciedade por mais tempo. Já as fibras solúveis (facilmente digeríveis) são excelentes para controle do colesterol, além de ajudar também no trânsito intestinal.

Perigos dos excessos

As mesmas fibras que auxiliam no controle da fome e do intestino pode ser inimigas de quem pratica corrida, pois se usadas em excesso podem causar um desconforto abdominal ou até gases durante as atividades.

Outra desvantagem que esses alimentos contêm fitato, que pode diminuir absorção de cálcio pelo organismo.

Como incluir alimentos integrais na minha dieta?

Agora a pergunta como posso incluir esses alimentos em minha dieta diária.

Por exemplo, no café da manhã use cereais matinais integrais, aveias, biscoitos e bolos feitos com farinhas de trigo integrais. Já no almoço  e jantar, arroz integral, grãos de trigo são boas opções, também opte por massas a base de farinha de trigo integral.

Uma opinião sobre “Alimentos integrais – o que são e como usá-los em sua dieta

  • 31 de maio de 2011 em 00:05
    Permalink

    “Alimentos ricos em fibras não são facilmente digeridos pelo nosso corpo, ou seja, o corpo trabalha muito mais e leva mais tempo para absorvê-los.”

    Isso aí é muito importante e pouca gente sabia disso. Quer dizer, sabia que a fibra era boa mas não sabia que leva mais tempo para o corpo absorver!

    Parabéns Emagrecer Dicas!

    Resposta

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