Logo Emagrecer Dicas

Confira nossa nova seção: Tabela de Calorias

Sibutramina – Indicações, contra-indicações e efeitos colaterais

A sibutramina, ou cloridrato de sibutramina, é dos remédios para emagrecer mais conhecidos por aqueles que desejam reduzir peso. O remédio foi aprovado pela FDA, órgão americano que regula a fabricação e comercialização de remédios. Inicialmente, o remédio começou a ser comercializado pelo nome de Meridia, e hoje já existem marcas conhecidas como Reductil e Plenty.  A sibutramina atua como inibidor de reabsorção dos neurotransmissores, o que auxilia atingir um nível maior de saciedade da pessoa.

Indicações

A sibutramina auxilia na redução na ingestão de alimentos e é indicada para perder peso de forma rápida associada a uma dieta para emagrecer. O uso da sibutramina é indicada para pacientes onde o índice de massa corporal (IMC) está acima de 30. Em alguns casos, a sibutramina é indicada para paciente com IMC acima de 27, que tenha que emagrecer por razoes médicas, como diabetes.

Os pacientes que forem submetidos ao medicamento, devem fazê-lo sob orientação médica, pois o medicamento possui algumas contraindicações e efeitos colaterais. O tratamento também é associado a certas mudanças nos hábitos da pessoa, tanto alimentares quanto a atividades físicas. Tais mudanças são necessárias para manutenção do peso depois do término do tratamento da medicação.

Eficácia

Alguns testes realizados demonstraram que em uma dieta de baixas calorias foi administrada a três grupos de pessoas durante um mês. No primeiro grupo, as pessoas tomaram 10 mg de sibutramina diariamente, no segundo 15 mg e no terceiro grupo não tomaram nenhum medicamento. O resultado foi surpreendente, o primeiro grupo emagreceu, em média, 4,5 kg e o segundo 6,35 Kg, enquanto no terceiro grupo as pessoas emagreceram, em média, apenas 1,5 kg.

Onde comprar e preço

A sibutramina pode ser comprada nas farmácias e drogarias. O preço da sibutramina varia desde 30 reais até 70 reais, entre as varias marcas disponíveis.

Efeitos Colaterais do uso da sibutramina

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso da sibutramina são náuseas, gosto ruim na boca, boca seca, constipação, insônia, tontura, sonolência durante o dia, dores de cabeça, dores menstruais e dores nas articulações e nos músculos.

Existem partes dos pacientes que desenvolvem outros efeitos colaterais como elevação do ritmo cardíacos e pressão sanguínea. Um acompanhamento da pressão arterial é essencial.

Pouquíssimos pacientes desenvolvem alguns problemas mais graves e requerem atenção medica especial, dentre eles podemos citar, arritmia, alterações no humor e no estado mental.

Contra-indicações ao uso da sibutramina

As contra-indicações normalmente podem ser vistos com mais detalhes na bula da sibutramina. A sibutramina é contra indicada para pessoas que apresentam casos de:

  • Apresentar hipersensibilidade a qualquer componente do medicamento
  • Qualquer hipertensão que não esteja sob controle
  • Hipertireoidismo
  • Problemas relacionados a ataques apopléticos
  • Paciente abaixo de 18 anos
  • Paciente que tenham certos problemas psicológicos como depressão, anorexia ou bulimia nervosa.
  • Qualquer tipo de lesão nas artérias cardíaca, problemas cardíacos pré-existentes.
  • Dentre outros

ARTIGOS RELACIONADOS

7 Comentários »

Duda.:

Atualmente, a subitramina só é comercializada com retenção de receita médica… então, nem adianta pedir na farmácia, a menos q vc tenho um graaande amigo farmaceutico…

fevereiro 5th, 2011 | 10:56
viviane:

quando eu tiver fazendo uso desse medicamento eu posso emgerir bebida acoolica

fevereiro 7th, 2011 | 16:20
Aryela:

Olá Viviane.
Bem o produto realmente é um pouco forte para o organismo, e ingerir bebida alcoólica durante o tratamento é totalmente proibido, pois altera o desenvolvimento psicomotor e suas funções cognitivas.

fevereiro 7th, 2011 | 19:15

[...] posição da agência não mudou, ou seja, continua a favor de que os remédios para emagrecimento (sibutramina, femproporex, anfepramona e Mazindol) sejam proibidos de serem comercializados. Segundo umas das [...]

abril 8th, 2011 | 16:45
lene:

oi bom dia tomei essa sibutramina.esmagre mesmo fiquei magérrima. mas depois naõ segurei a boca e voutei tudo de nov9o ai engravideei to acima do peso e muiiiiiiito . to pensando de toma de novo,agora q deminui a comida quem sabe consigo manter o peso!!!

julho 13th, 2012 | 11:05
Luis:

Tenho pressão alta. Geralmente está 16×13. Será que terei problemas graves se tomar a sibutramina?

junho 13th, 2013 | 11:50
otoniel:

Luís,
Esta resposta só pode ser dada pelo seu médico.
Sibutramina é um remédio que somente pode ser tomado com recomendação médica para casos específicos.
Espero ter ajudado.

junho 15th, 2013 | 16:26
Deixe seu comentário

Comentário